Quando surgiu, a banda paulista PUTZ já apresentava uma expressiva formação de integrantes com nomes de peso, algo raro e inalcançável para comuns mortais do cenário musical independente. Digno de uma big band underground ao lado do grupo Violet Soda (que também ostenta formação estrelar), o grupo é formado por Giovanna Zambianchi (voz e guitarra) que carrega no DNA a música por ser filha de Kiko Zambianchi, além de formar um casal na música e além dela com Cyro Sampaio, guitarrista do PUTZ e do grupo Menores Atos (onde também é vocalista), além de contar com Antonio Fermentão na bateria, integrante de muitos outros projetos entre os quais o finado Corona Kings, e por mas não menos importante Sarah C. no baixo, figura conhecida no cenário independente e integrante do também (?) encerrado grupo Siete Armas.
A alta expectativa não se tornou decepção quando em 2019 o grupo lançou dois ótimos singles em português, a boa “Vou Cair” que não abandona ecos do rock brasiliense e a incrível “Eu Sei”, uma das melhores composições rock em português de 2019, e também responsável por melhor definir a personalidade sonora do grupo.
Os vocais e afinações agudas com tonalidades quase infantis de Giovanna se encontram muito bem nas harmonias de guitarra de Cyro, que em equilíbrio perfeito com a percussão de Antonio e a cozinha ritmica colaborativa de Sarah torna a banda PUTZ um case de sucesso cujo álbum de estréia ainda inédito já é muito aguardado.
Para o fim da nossa amarga ansiedade e total felicidade o grupo lançou recentemente o single de “Fantasma-Solidão”, cuja arte não apenas remete a uma lembrança desfocada do projeto gráfico do álbum “OK Computer” do grupo inglês Radiohead, mas a sonoridade também está construída sobre fortissíma influência de uma de suas canções, no caso da harmonia presente na canção “There-There”.
As referências ao grupo inglês se encerram quando mergulhamos na composição da letra da canção, uma declaração mais do que adequada aos dias de isolamento atuais e seu refrão marcante e bem orquestrado.
Resta agora torcer por novos singles, ou melhor, um álbum completo.
<20|20>
Você também é parte do MESSCLA! Gostou da coluna? Ajude a nossa multiplicação! Curta nossa página e compartilhe nossos posts!