CENA | ACASOS PANDÊMICOS – DUAS BANDAS INDEPENDENTES E UMA CANÇÃO

Tudo é muito simples, e se você ainda não percebeu a gente explica da forma mais objetiva possível, afinal, a gente só precisa encontrar uma razão qualquer para construir um artigo minimamente interessante (pelo contrário, tudo aqui é magnífico), e assim discutir o trabalho de bandas PRINCIPALMENTE do cenário independente. E a razão disso é simples, nós amamos.

Recentemente a banda paulista Violet Soda lançou o seu primeiro álbum acústico. O resultado é merecedor de um artigo especial com destaque e comentário para cada uma das canções presentes nele, pois imagine você, se para uma banda mainstream a produção e o lançamento de um álbum acústico não são desafios simples, você consegue mensurar o trabalho e esforço necessário para uma banda independente? Sem dúvida alguma é admirável.

Paralelamente a proposta do Violet Soda, outra banda paulista – e concidentemente com vocal feminino – vem realizando esporadicamente o lançamento de singles buscando extrair o máximo de atenção possível com cada um de seus lançamentos. A banda Scorcese segue desde o dezembro promovendo o lançamento de canções que irão compor o meu mais recente e ainda parcialmente inédito EP. Até o momento três canções foram lançadas e todas apresentam videoclipes dedicados e bem-produzidos, portanto se você ainda não conhece o trabalho deste quarteto, esse é o momento definitivamente.

Mas o que afinal une duas diferentes propostas de bandas em um mesmo artigo?

Indiferente as coincidências geográficas (duas bandas de São Paulo), e de configuração (ambas são lideradas por vocais femininos), é justamente a percepção de momento e oportunidade que faz do trabalho realizada por ambas mercadologicamente impecável.

Vivemos um momento pandêmico e imprevisível no mundo. Os índices negativos crescem a cada novo dia, perpetuando uma realidade onde nada, absolutamente nada, é fácil para absolutamente ninguém. Direta ou indiretamente fomos todos atropelados por essa realidade e a conta necessária para a reconstrução de uma adequada saúde mental ainda está longe de ser mensurada, por fim, estamos todos enfrentando desafios diários – e atentar-se a realidade a sua volta e produzir de acordo com os fatos presentes é um trabalho memorável que não está ao alcance ou interesse de muitas bandas, mas aparentemente esse não é o caso do Violet Soda e da banda Scorcese.

Em fevereiro deste ano a banda Scorcese celebrava o segundo dos seus três novos singles até o momento lançados. A canção “Are You Okay?” não requer muito descritivo básico além de seu título para se conectar diretamente com o momento presente, posicionando a banda a frente da situação que enfrentamos e questionando o seu público a respeito da forma que estão sentindo e sobrevivendo este singular momento difícil que vivemos. Se existem momentos adequados onde a realidade e a visão artística se conectam perfeitamente, fazendo com que a mensagem tenha claro sentido e seja funcional para qualquer ouvinte, definitivamente a banda Scorcese soube aproveitar bem a oportunidade.

De fevereiro vamos mergulhar diretamente no mês de junho, quando a banda Violet Soda apresenta a sua inédita canção presente em seu novo álbum acústico. O nome? Observe atentamente senhores, trata-se de “Are You Ok?”.

É desnecessário repetir tudo o que já foi observado quanto a conectividade com o momento atual e aproximação por identificação junto a – absolutamente qualquer – ouvinte em contato com a canção.

E veja, não se trata de competição ou comparação, as propostas são absolutamente diferentes e o nome das canções podem apenas ser mais uma coincidência cósmica alinhada ao melhor momento possível para o seu lançamento, e como eu havia registrado anteriormente aqui, só é preciso uma razão qualquer para o desenvolvimento de um artigo que busca promover o trabalho de bandas independentes, portanto eu espero que hoje você aproveite a oportunidade e dedique um momento para celebrar o trabalho dessas duas incríveis bandas.

AVALIAÇÃO

SCORCESE – ARE YOU OKAY?
Eu tenho uma proximidade inegável com a banda Scorcese, e desde o meu primeiro contato com a banda eu tenho me surpreendido a cada novo single lançado. Honestamente acho realmente elegante a construção de harmonias e riffs realizada pela banda, especialmente a introdução pontuada pelo baixo e uma escolha inteligente na atmosfera criada pela guitarra de Fabricio Goes – particularmente a guitarra se destaca de maneira magnífica nessa canção. A letra e o refrão continuam a carregar uma consistência e profundidade adequada, sendo muito bem-posicionada sob os cuidados vocais de Thaís Lopes. Um acerto de canção, mas ainda destinado a um público específico e exigente. Eu adoraria uma versão ainda mais pesada e energética, mas talvez trata-se apenas de preferências pessoais.

VIOLET SODA – ARE YOU OK?
Uma completa surpresa. Ao imaginar uma banda independente buscando o seu lugar ao sol no universo acústico, é impossível não questionar que muito da estrutura adequada para a sua realização poderia tornar a proposta inviável ou superficial. Mas este não é o caso. A mixagem e masterização brilha, é possível ouvir com clareza e qualidade absoluta todos os integrantes e todas as camadas de composição aplicadas em cada canção. O Violet Soda soube onde simplificar e onde explorar na construção do seu álbum acústico, e definitivamente a voz de sua vocalista Karen Dió encontra o seu melhor momento, hipnotizando todos que com ela tem contato. Um trabalho de extrema qualidade em todas as etapas de sua realização.


Lembrando que “Are You Okay?” e “Are You Ok?” já encontram-se obviamente adicionada em nossa incrível playlist no Spotify, portanto mantenha-se atualizado e torne-se um de nossos incríveis seguidores.

<20|21>

Você também é parte do MESSCLA! Gostou da coluna? Ajude a nossa multiplicação! Curta nossa página e compartilhe nossos posts!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s