CENA | CLÁSSICOS DO UNDERGROUND: BANDA INOX

Formada em 1985 e com um único trabalho produzido e lançado em 1986, a banda INOX é considerada o primeiro super grupo de heavy metal do Brasil.

A explosão do rock nacional na década de oitenta, foi responsavel pela abertura de mercado e investimento por parte das gravadoras da época em grupos de diferentes vertentes do rock, entre muitos grandes nomes, a banda INOX se destacava por apresentar um dos primeiros registros de heavy metal nacional produzido e distribuido por uma grande gravadora, um trabalho coeso e tecnicamente impecável.

O grupo formado em uma reunião despretensiosa de amigos músicos era liderado pelo vocalista Paulo Toledo ou Paulinho Heavy (VJ do programa SOM POP da TV CULTURA e assessor de imprensa da gravadora Odeon), o baterista Rolando Castello Junior, que entre outros projetos tem participação nos grupos Made in Brazil, Patrulha do Espaço e a banda progressiva Quantun, além do guitarrista Fernando “The Crow” Costa e o baixista (infelizmente falecido) Ségis Capuano.

Seu único trabalho, o álbum INOX lançado em 1986 foi produzido por Luis Carlos Maluly, também responsável pelo LP Revoluções por Minuto do grupo RPM, além de ter sido gravado no estúdio Transamérica. Quando lançado pela gravadora EPIC o álbum obteve positiva recepção da crítica e do público, figurando entre os álbuns mais vendidos na época, porém por uma decisão da gravadora, o segundo álbum já em pré produção nunca foi efetivamente concluído e lançado.

A banda impressionava pela sua produção de palco, utilizando-se de paredes de amplificadores e jogo de luzes complexos para a época, atraindo multidões de fãs quando se apresentava ao mesmo tempo que enfrentava a falta de estrutura técnica adequada para o seu show, reduzindo assim drasticamente o número de suas apresentações.

Celebrando esse clássico álbum do cenário nacional, destacamos abaixo a playlist com o trabalho completo, disponível no canal CRIB_TV no YouTube.

E se você ainda desconhece a proposta do canal CRIB_TV, uma biblioteca de álbuns independente nacionais, acesse aqui.

<20|21>

Você também é parte do MESSCLA! Gostou da coluna? Ajude a nossa multiplicação! Curta nossa página e compartilhe nossos posts!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s