MÚSICA | QUANDO UMA DÍVIDA SE TRANSFORMA NA MELHOR AÇÃO DE MARKETING

A memória da internet é infinita, lembre-se sempre.

Precisamente em 2013, um insatisfeito engenheiro de som decidiu por uma forma criativa protestar contra um contratante, no caso uma banda de hardcore iniciante, mediante o não recebimento de um trabalho realizado. Você consegue prever o resultado?

“O que acontece quando uma banda de hardcore não paga o engenheiro de som por todo o tempo e suor que ele colocou na mixagem? Eles ganham um horrível remix dance de graça.”  Assim o engenheiro Dan Atkinson resolveu dar uma importante lição para músicos iniciantes: sempre cumpra com os seus compromissos.

O grupo Altitudes contratou Dan para gravar seu primeiro single e videoclipe, publicando até mesmo um teaser do aguardado lançamento. Acontece que, depois de terem todo o material gravado, os integrantes decidiram adiar o pagamento. O engenheiro sentindo-se prejudicado decidiu então preparar a sua criativa “vingança”, transformando a banda em alvo de protesto na internet.

“Eu gravei o áudio, filmei a banda no meu estúdio e então decidi gravar um som dançante no mesmo tempo da canção deles”, explica Dan nos comentários postados no YouTube. “Simplesmente peguei os vocais dele e coloquei sobre uma base dance, então acrescentei o novo áudio ao vídeo que já tinha editado. Foram os melhores 30 minutos da minha vida.”

O vídeo com o remix do single da canção “Daisy” acabou se tornando na época um fenômeno on-line, viralizando por meio da divulgação da história em diferentes redes sociais.

O vocalista do grupo Altitudes, Alexander Ruiz, ainda com aparelho nos dentes e a voz vacilante no vídeo, tentou justificar seu erro, manifestando-se pelo YouTube. “Basicamente não estavámos financeiramente estáveis na época, mas PRETENDÍAMOS pagar”. A desculpa não convenceu, e centenas de comentários criticaram a falta de profissionalismo do grupo.

Três anos após o fenômeno do remix on-line, acumulando mais de um milhão e meio de views no YouTube, Dan Atkinson disponibilizou a mixagem original de “Daisy”.

Obviamente o remix é muito superior.

<20|16>

Você também é parte do MESSCLA! Gostou da coluna? Ajude a nossa multiplicação! Curta nossa página e compartilhe nossos posts!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s