CINEMA | A FANTASIA IMORTAL DE ALBERT LAMORISSE

No final da década de quarenta, o fotógrafo francês Albert Lamorisse iniciou a sua carreira cinematográfica ao roteirizar, produzir e dirigir, uma série de curtas e médias metragens infantis, conquistando uma admirável reputação internacional graças à qualidade poética presente em suas obras ficcionais.

Suas três principais obras lançadas entre 1950 e 1960, os filmes “Le Cheval Sauvage”, “Le Ballon Rouge” e “Le Voyage en Ballon”, alcançaram um expressivo sucesso de crítica e público, conquistando o respeitável Palme d’Or no festival de Cannes (prêmio máximo do festival francês), e um curioso Oscar de Melhor Roteiro Original por “Le Ballon Rouge”, uma obra poética fantástica, que possui apenas um único e breve diálogo.

Lamorisse faleceu tragicamente no início da década de setenta em um acidente aéreo, ocorrido durante a gravação do documentário “Le Vent Des Amoureux”. Um deslumbrante registro cinematográfico sobre Irã, que posteriormente editado conforme suas anotações particulares foi merecidamente nomeado ao Oscar de Melhor Documentário em 1979.

Muitos desconhecem, mas Lamorisse também é o responsável pela invenção de Risk (no Brasil conhecido como a sua variação War), um dos mais famosos jogos de tabuleiro e estratégia produzido pela Parker Brothers, inicialmente lançado em 1957 como “La Conquête du Monde” (A Conquista do Mundo), na França.

Confira a elegância poética de “Le Ballon Rouge”, uma de suas obras de maior sucesso, lançado em 1956.

<20|12>

Você também é parte do MESSCLA! Gostou da coluna? Ajude a nossa multiplicação! Curta nossa página e compartilhe nossos posts!

Deixe um comentário