TEATRO | CÁSSIA ELLER, O MUSICAL: ESTRANHÍSSIMO NÃO APAIXONAR-SE!

cassia_teatro_01

Por Juliana Teles, exclusivo para o MESSCLA.

No último sábado, dia 06/06, estive no Teatro das Artes, no shopping Eldorado em São Paulo para assistir ao musical Cássia Eller. O espetáculo faz um retorno à cidade, após temporada de sucesso no ano passado e uma passagem também bem sucedida pelo Rio.

A peça me foi mais do que recomendada: amigos e conhecidos elogiosos me questionavam o porquê de não tê-la assistido ainda. E eu, que escrevo em tom de confissão, sabia como poderia ser difícil ver alguém interpretando Cássia. Não tive a chance de assisti-la quando viva, mas fui uma fã voraz daquele vozeirão que não deixava as rádios nos anos 90 e 2000. Quem é fã sabe como ficamos com medo de nos decepcionarmos e, de alguma forma, vermos a imagem daquela figura tão emblemática, associada a uma imitação barata e pouco criteriosa.

O espetáculo, com a direção de João Fonseca e Vinicius Arneiro, conta a história da trajetória pessoal de uma das cantoras mais talentosas do Brasil; que inicia-se em Brasília nos anos 80 e vai até o seu auge alguns anos mais tarde.

O elenco traz Tacy de Campos no papel principal e, na verdade, quase tudo o que se pode dizer a respeito da produção é derivado dessa escolha: primeiros três minutos de peça, Tacy entra no palco e despretenciosamente entoa a primeira canção. O público cala-se. Sou tomada por um arrepio daqueles que nos fazem flutuar. Olho à minha volta e percebo o quanto o poder daquela voz ainda é grande sobre as pessoas. Um misto de aplausos, gritos, comentários sorrateiros e silêncios estupefatos toma conta do público do Teatro das Artes.

Tacy consegue deixar-nos sem fôlego ainda nos primeiros minutos e na expectativa do que virá. Ao longo da trajetória, o que vemos é uma personagem tímida, avessa a pessoas, de olhar baixo, quase distante da realidade, uma menina insegura e de pouco traquejo com questões práticas. A peça vai desenrolando-se de tal forma que questões que previamente poderiam ser consideradas cruciais, como a homossexualidade e estilo de vida pouco politicamente correto da cantora, ficam em total segundo plano. Na verdade, o que nos envolve é a construção de uma personagem real; tarefa dificílima, especialmente quando se trata de uma figura tão forte e expressiva quanto Cássia. Tacy vai, pouco a pouco, construindo os maneirismos da voz, os gestos, os olhares e o humor ácido que fazem surgir diante dos olhos do público a estrela, dona daquela história de vida.

A montagem, de perfil despretencioso, traz cenário e figurinos igualmente simples. O elenco todo é de extrema competência e sensibilidade. Ficam os destaques para as passagens em que a protagonista canta canções clássicas num Francês rouco e belíssimo, bem como a relação de Cássia com Lan Lan e a cereja do bolo: a parceria da biografada com Nando Reis. Impossível não emocionar-se com o surgimento de canções que embalaram o Brasil de pouco mais de uma década, através das vozes de Nando e Cássia. O público vê-se quase íntimo desse universo e próximo de apertar o botão do 12° andar lá em Laranjeiras para cantar com a querida dupla.

cassia_teatro_02

A relação de Cássia com Maria Eugênia, sua companheira de vida e “mainha” de Francisco, é abordada de forma pouco idealizada e bastante real.

Por fim, o espetáculo faz o que se presta: o público deixa o teatro cantarolando os sucessos de Cássia, saudosos da “estrela avessa” e elogiosos das performances do elenco. Uma pedida excelente! Uma garantia de choros e sorrisos escancarados! Estranho seria não apaixonar-se!

Cássia Eller, o Musical – está em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado, em São Paulo. A temporada paulistana vai até o final de Julho. O valor do ingresso é de R$100,00 (integral).

Você também é parte do MESSCLA! Gostou da coluna? Ajude a nossa multiplicação! Curta nossa página e compartilhe nossos posts!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s